domingo, 31 de março de 2013

O que é ser forte?

Estou postando no blog uma poesia de minha autoria.

"Ser forte"
 
 
O que é realmente ser forte?
Será que é apenas conseguir enfrentar uma dificuldade?
Não chorar quando as lágrimas quase não se contentam em ficar escondidas?
Ou conseguir esconder, fingir que não se tem nenhuma ferida?
 
Às vezes perdemos a noção do que é realmente ter um problema
Só conseguimos destampar nossos olhos, abrir nossos ouvidos
Quando vemos alguém ganhando uma luta, vencendo um obstáculo
No qual acreditávamos ser impossível.
 
Se soubéssemos o milagre que é a vida
Se imaginássemos o tamanho do presente que Deus nos tem dado
Veríamos o que realmente ela é...
Um mistério a ser desvendado.
 
Só hoje, eu sei...
Ser forte é ter esperança quando tudo parece se perder
É ter vontade de tentar, mesmo quando se pensa que não há mais nada a fazer.
É ter a certeza de que Deus sempre está a seu lado, é ter fé.
É saber que Ele não quer te deixar caído,
Ele quer ver você seguindo os passos Dele, sempre de pé.
 
Ser forte é conseguir ajudar alguém
Que nunca lhe estendeu a mão.
É conseguir perdoar, não estar voltado para vinganças,
Mesmo que esse alguém tenha ferido seu coração.
 
É não desistir
Não se perder na primeira curva do caminho.
É conseguir ter a inocência, a fragilidade de uma rosa
Mesmo tendo em seu caule um monte de espinhos.
 
É querer mudar, admitir
Quando estiver errado.
É seguir em frente,
Aprender com os erros passados.
 
É ter coragem pra falar de seus sentimentos,
É fazer alguém feliz pelo fato de você existir
Ser forte é conseguir enxugar a lágrima de alguém, fazê-lo sorrir.
 
Ana Marques


Você participa

  Como já dissemos, este blog serve para tirar dúvidas dos mais diversos conteúdos escolares.
  Ele foi criado muito recentemente e ainda não possui postagens com todas as matérias que nós gostaríamos que ele tivesse.
  Nós sabemos que há muitos sites de pesquisa que servem de referência e que realmente possuem conteúdos confiáveis para que vocês realizem suas pesquisas. Porém, pedimos a vocês que ainda continuam com dúvidas e não encontraram resposta em site algum, que mandem sua pergunta pra gente. Pode escrever a pergunta que lhe intriga nos nossos comentários!
  Sempre que estiver ao nosso alcance, fazeremos pesquisas e responderemos o mais breve possível.
  Contamos com sua participação! Ana Marques

Por que dia 1º de abril é considerado o dia da mentira?


  Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.  
  Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
  Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é“Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.
 
Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

  Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

 
[Conteúdo extraído do site brasilescola]


Frases

"Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei". (Byron)

"Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo". (Elbert Hubbard)

"A bondade é inseparável da sabedoria: podemos ser bons sem ser sábios, mas ninguém é sábio que não seja bom". (Marquês de Maricá)

"Um mal escritor pode chegar a ser um bom crítico, pela mesma razão que um péssimo vinho pode chegar a ser um bom vinagre". (François Mauriac)

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero". (Pierre Beaumarchais)

"O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender". (Neil Armstrong)

"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização". (Martin Luther King)

"Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender". (Alexandre Herculano)

"Transformar nosso coração e mente é compreender como funcionam os pensamentos e as emoções". (Dalai Lama)

O que são Equiúros?

Os equiúros são animais marinhos com corpo em forma de salsicha, geralmente de tamanho prodigioso, que podem se enrolar formando uma goteira em forma de colher. Muitas espécies, como Thalassema, Urechis e Ikeda, ocupam galerias em forma de U na areia e no lodo; outras vivem em fendas de rochas e corais. Os equiúros variam de aproximadamente 1cm (Lissomyema) a mais de 50cm (Urechis) de tamanho (comprimento do tronco). A maioria vive em águas rasas, mas alguns vivem a grandes profundidades oceânicas. Já foram descritas mais de 150 espécies de equiúros.

Curiosidade: a maior aranha do mundo

A Aranha Golias (Theraphosa blondi) é uma das muitas espécies de caranguejeira (ou tarântula), conhecida como "aranha Golias comedora de pássaros", é a maior aranha do mundo (pode medir até 30 cm e pesar 120 gramas). Alimenta-se de insetos e pequenos vertebrados, como lagartos, anfíbios, camundongos e, às vezes, aves.

Brânquias, pulmão, traqueias e pulmões foliáceos

Brânquia: Estrutura relacionada com a respiração em ambiente aquático. Algumas brânquias são externas, como as das larvas de anfíbios, enquanto outras ficam protegidas dentro do corpo, como as brânquias dos peixes.

Pulmão: Está associado ao sistema circulatório e a mecanismos de ventilação que promovem a movimentação do ar. É uma estrutura típica dos animais de respiração aérea, lembrando que mesmo os aquáticos de respiração pulmonar necessitam vir à tona para a inspiração de ar.

Traqueias: Estruturas adaptadas à respiração aérea; são invaginações muito ramificadas da parede externa do corpo. A abertura de cada traqueia na superfície do corpo chama-se espiráculo.

Pulmões foliáceos: Cavidades em forma de saco que se abrem para o exterior por meio de um orifício estreito. Ocorre, por exemplo, em aranhas e escorpiões.

Quais as diferenças entre DNA e RNA?

   As principais diferenças são:
   O ácido desoxirribonucléico (DNA) localiza-se principalmente no núcleo (também nas mitocôndrias e cloroplastos), enquanto o ácido ribonucléico (RNA) fica principalmente no citoplasma (mas também no núcleo).
   As bases pirimidínicas do DNA são a citosina e a timina, já no RNA são a citosina e a uracila.
   As bases purínicas são idênticas, compostas por adenina e guanina.
   A pentose do DNA denomina-se desoxirribose e a do RNA, ribose.
   Enquanto o papel na célula do DNA é a informação genética, o do RNA é a síntese de proteínas.

Anacronismo, Presentismo e Teoria Funcionalista e Estruturalista

Anacronismo: Ocorre quando elementos de uma determinada época são transportados automaticamente para outro período histórico.

Presentismo: Na compreensão presentista, o historiador analisa o passado a partir do ponto de vista do presente. O Presentismo considera que o historiador é influenciado pela cultura, valores e referências do tempo em que vive sendo, portanto, relativo todo o conhecimento produzido sobre o passado.

Teoria Funcionalista: Para o funcionalismo os indivíduos têm funções sociais definidas a desempenhar, de acordo com o grupo social a que pertencem.

Teoria Estruturalista: Para o estruturalismo, as sociedades são organizadas de acordo com estruturas já existentes que definem os papéis sociais, políticos, culturais e econômicos de cada um, cabendo aos indivíduos apenas se adaptarem a essa estrutura dada.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O que são enzimas?


Bem, podemos comparar uma célula a um minúsculo laboratório no qual grande número de substâncias são sintetizadas e degradadas. Estes processos são efetuados por enzimas (do grego en, dentro, e zýmee, levedura) que atuam à temperatura do organismo e dentro de limites definidos de pH. As enzimas são os catalisadores biológicos. Catalisador é uma substância que acelera as reações químicas sem que ela própria sofra modificações, o que significa que pode ser utilizada repetidas vezes.
As enzimas são responsáveis pela complexa rede de reações químicas que ocorre na célula. Elas são proteínas ou glicoproteínas (proteínas conjugadas, associadas com hidratos de carbono) que possuem uma ou mais regiões denominadas sítios ativos, os quais se unem ao substrato (substância sobre a qual irá atuar a enzima). O substrato é modificado quimicamente e convertido em um ou mais produtos. Tal reação é geralmente reversível. Vejamos:
E + S          [ES]            E + P
Onde:
E= enzima
S= substrato
[ES] = complexo enzima-substrato intermediário.
P= produto.
Obs: Os diferentes tipos de enzimas podem formar ligações covalentes entre átomos do substrato (síntese) ou podem romper estas ligações (degradação).
Na união do sítio ativo do substrato com o sítio ativo de enzima, participam forças químicas não covalentes (ligações iônicas, pontes de hidrogênio, forças de van der Waals).
Uma característica muito importante da atividade enzimática é a sua especificidade, ou seja, cada classe de enzima atua sobre um único substrato.
As enzimas, geralmente, recebem o nome do substrato que modificam ou da atividade que exercem, acrescido do sufixo “ase”, por exemplo, existem nucleases ou endonucleases (enzimas que degradam ácidos nucleicos), fosfatases (enzimas que retiram fosfatos), quinases (degradam fosfato), sulfatases, proteases, glicosidases, lípases, oxidases, redutases, desidrogenases etc.
Existem também moléculas não- proteicas que possuem atividade enzimática, exemplo disso são as ribozimas (ácidos ribonucleicos).

terça-feira, 26 de março de 2013

Frases encorajadoras

"Você ganha força, coragem e confiança, através de cada experiência em que você realmente para e encara o medo de frente". (Eleanor Roosevelt)

"Não conseguimos segurar uma tocha para iluminar o caminho de outra pessoa, sem clarearmos o nosso próprio". (Ben Sweetland)

"A conquista é um acaso que talvez dependa mais das falhas dos vencidos do que do gênio do vencedor". (Anne Louise Germaine Necker)

"Não existem erros, coincidências. Todos os eventos são benções dadas a nós para aprendermos através deles". (Elizabeth Kubler-Ross)

"O que você tentaria fazer se você soubesse que não iria fracassar?" (Dr. Robert Schulle)

"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela". (Paulo Coelho)

"A sua única verdadeira limitação é aquela que você aceita e define em sua própria mente". (Napoleon Hill)

Os Metazoários


Os metazoários são eucariontes móveis, multicelulares e heterotróficos. O corpo é polarizado ao longo de um eixo locomotor ântero-posterior. Em contraste com os protozoários, os metazoários são geralmente organismos grandes.
No passado, protozoários e metazoários eram ambos considerados como animais, e o nome Metazoa (= animais ulteriores) reflete sua evolução de um antepassado protozoário (=  primeiro animal). Agora, porém, a palavra animal é somente aplicada aos Metazoa multicelulares, também conhecidos como Animalia.
O corpo dos metazoários é composto de células funcionalmente especializadas, cada qual dedicada a uma ou algumas funções. Elas não são distribuídas fortuitamente no corpo, mas são arranjadas conjuntamente em camadas especializadas chamadas tecidos.
De forma simplificada, o corpo de um metazoário consiste em dois tecidos: epitelial e conjuntivo.
Os metazoários empregam tanto a reprodução sexuada como a clonal (assexuada). A reprodução clonal é realizada por fragmentação, fissão, brotamento ou partenogênese.

Apresentação

   O blog "Escola Segunda" foi criado com o intuito de ajudar e tirar as dúvidas dos estudantes. Ele possuirá um acervo diversificado, baseado em livros e apostilas de conteúdos confiáveis. Tratará de publicar conceitos básicos, curiosidades, frases, e até mesmo filmes educativos de cada matéria.
   Ele será atualizado semanalmente, sempre que puder, publicarei mais e mais tira-dúvidas.
   Nosso objetivo é realmente ser uma segunda escola, pois não é sempre que compreendemos tudo desde a primeira explicação, então, sempre que ficar "uma pulguinha atrás da orelha", estaremos aqui para reforçar o que foi dito na sala de aula.
   Agradecemos desde já sua visita!!
                                                                                                          Escola Segunda