sexta-feira, 6 de junho de 2014

2ª Poesia

 Esta é mais uma poesia de minha autoria.


“Olhos”

Sempre me disseram que ele é o espelho da alma,
Que se você quiser saber se a pessoa está falando a verdade,
É para eles que se deve olhar.
Mas, eu nunca soube a razão, desse seu jeito de brilhar.

Você sabia que seus olhos refletem a luz do sol?
E que quando você está olhando para luz, eles ficam mais claros?
Eles brilham muito, são tão bonitos...
Quando irá repará-lo?

Só você que não consegue perceber,
Se ele realmente for o espelho da alma,
Você é uma das coisas mais bonitas que meus olhos puderam ver.
 
Saiba, que eu queria levar o brilho deles
No meu coração.
Para sempre lembrar de algo que brilhe mais que as estrelas,
Brilhe mais que uma constelação.
 
Pode-se até ver um sorriso em seus olhos.
Ele é lindo, transmite alegria,
Felicidade por si próprio.
 
Imagina eles num dia de chuva,
Quando tentam avisar
Que hoje não terão a luz do sol,
E nem por isso vão deixar de brilhar.
 
Se só um dia você fosse capaz de olhar em seu espelho e perceber,
Se você me perguntasse, eu nem sei o que iria responder.
Seus olhos ao abrirem-se, são como um sol a nascer.
E eu sou o girassol, voltado sempre a olhar você.

A Parábola do Anel

Pessoal, esta parábola é muito interessante! É um modo de refletirmos e percebermos como somos especiais.

Parábola do Anel

Em um pequeno vilarejo vivia um velho professor, que de tão sábio, era sempre consultado pelas pessoas da região.
Uma manhã, um rapaz que fora seu aluno, vai até a casa desse sábio homem para conversar, desabafar e aconselhar-se.
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse:
- Sinto muito meu jovem, mas não posso ajudar-te. Devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois.
E fazendo uma pausa, continuou:
- Se você ajudasse-me, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois, talvez, possa ajudar-te.
- C... Claro, professor. – gaguejou o jovem, que sentiu-se outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu antigo professor.
O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao rapaz, e disse:
- Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo valor possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.
Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.
Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.
Depois de oferecer a joia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, livrando assim seu professor das preocupações. Dessa forma, ele poderia receber a ajuda e conselhos que tanto precisava.
Entrou na casa e disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.

- Importante o que me disse, meu jovem... Contestou sorridente. Devemos primeiro saber o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até ao joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dará por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda... Volte aqui com meu anel.
 O jovem foi até o joalheiro e deu-lhe o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o mesmo e disse:
- Diga ao seu professor, que se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
- 58 MOEDAS DE OURO!!! – exclamou o jovem.
- Sim. – replicou o joalheiro – Eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas de ouro, mas se a venda é urgente...
O jovem emocionado correu à casa do professor para contar o que ocorreu.
- Sente-se. – disse o professor.
Depois de ouvir tudo o que o jovem contou-lhe, falou:
- Você é como este anel, uma joia valiosa e única e que só pode ser avaliada por um “expert”. Pensava que qualquer um podia descobrir seu verdadeiro valor?
E, dizendo isto, voltou a colocar o anel no dedo.
- Nós todos somos como esta joia: valiosos e únicos, e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Você precisa acreditar em si mesmo. Sempre! “Ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem a sua permissão, sem o seu consentimento.”

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Frases II

Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. (John Quincy Adams)

A perfeição da própria conduta consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia. (Voltaire)

A bondade é o único investimento que nunca falha. (Henry David Thoreau)

A curiosidade, instinto de complexidade infinita, leva por um lado a escutar atrás das portas e por outro a descobrir a América. (Eça de Queiroz)

Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje. (Abraham Lincoln)

Resumo sobre a fermentação


O que é fermentação?
É um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. Ela é um processo anaeróbio, que ocorre em locais e situações onde há ausência de oxigênio, e pode ser realizada por alguns fungos, bactérias e até mesmo músculos do corpo humano quando há falta de oxigênio livre.

Onde ela é utilizada?
Na fabricação de bebidas alcoólicas, pães e outros alimentos, sendo resultado da atividade de microorganismos, como as leveduras e certas bactérias. Diferentes organismos podem provocar a fermentação de substâncias. O gosto rançoso da manteiga, por exemplo, se deve a formação de ácido butílico causado pelas bactérias que fermentam gorduras. Já as leveduras fermentam a glicose e as bactérias que azedam o leite fermentam lactose.

Tipos de fermentação

Fermentação Alcoólica: As leveduras e algumas bactérias fermentam açúcares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2). Esse tipo de fermentação é realizado por diversos microorganismos, destacando-se os chamados “fungos de cerveja”, da espécie Saccharomyces cerevisiae. O homem utiliza de diferentes formas os produtos dessa fermentação: o álcool etílico é empregado na fabricação de bebidas alcoólicas e o CO2 na fabricação do pão.

Fermentação Lática: Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam fermentação, na qual o produto final é o ácido lático. O açúcar do leite (a lactose) é desdobrado por ação enzimática em glicose e galactose. O sabor azedo do leite fermentado se deve ao ácido lático formado e eliminado pelos lactobacilos. É esse ácido que provoca a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, usado na fabricação de iogurtes e queijos.

Fermentação acética: A fermentação acética corresponde à transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias. Elas provocam o azedamento do vinho e dos sucos de frutas, sendo responsáveis pela produção de vinagres.

*Curiosidade:
O termo cárie deriva do latim cariosus, que significa destruição ou putrefação. A cárie é uma doença de origem bacteriana. As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos - lático, acético, butílico, propiônico... - que são formados por fermentação. Esses ácidos atacam os tecidos mineralizados do dente, ação que ocorre através da degradação de açúcares.
A cárie é formada por fermentação!

O remédio para espinhas: Isotretinoína

   Pessoal, eu achei interessante comentar sobre esse remédio no blog por causa da quantidade de comentários que tenho ouvido a respeito dele.
  É importante frisar que remédio nenhum deve ser tomado sem prescrição médica, principalmente este que, sinceramente, tem efeitos colaterais assustadores - dá medo ao ler a bula!
  Ele é recomendado para quem possui formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) ou quadros de acne resistentes a terapêuticas anteriores.
  É um remédio derivado da vitamina A, que tem em sua composição: óleo de soja, acetato de racealfatocoferol, edetato dissódico di-hidratado, butilidroxianisol, triglicérides de óleo de palma, cera amarela de abelha, sorbitol, gelatina, glicerol, dióxido de titânio, corantes e água purificada.
  A primeira advertência do dermatologista é gravidez durante o tratamento com isotretinoína: NÃO PODE! A mulher tem que se comprometer em usar, ao menos, dois métodos anticonceptivos. A isotretinoína é teratogênica, ou seja, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto quando ocorrer gravidez durante seu uso ou até mesmo um mês após sua interrupção. Existe um risco extremamente alto de má formações no feto, envolvendo principalmente defeitos no sistema nervoso central, no coração e nos vasos sanguíneos; além disso, pode ocasionar aborto espontâneo. Também não deve ser utilizado caso a mulher esteja amamentando.
  Infelizmente, existem mais alguns riscos e efeitos colaterais:
  Ele não pode ser tomado caso o paciente apresente doenças graves do fígado, diabetes, altas taxas de gordura no sangue.
  Não pode ser utilizado caso o paciente estiver tomando outros medicamentos, em especial, medicamentos que contenham tetraciclina - são os antibióticos.
  Reações adversas mais importantes:
  - Alterações cerebrais: o remédio pode aumentar a pressão dentro do cérebro, o que pode resultar em perda visual permanente e, em raros casos, morte. É necessário avisar ao médico imediatamente caso apresentar qualquer um dos sinais de hipertensão intracraniana, que são: dor de cabeça intensa, visão borrada, tonturas, nâuseas ou vômitos, convulsão.
 - Alterações abdominais: certos sintomas (cólicas ou dor abdominal intensa, dor na deglutição e queimação, diarreia, sangramento retal, urina escura, olhos ou pele amarelada) podem significar que alguns órgãos internos estejam danificados: fígado, pâncreas, intestino e esôfago.
 - Alterações ósseas ou musculares: pode afetar os ossos, músculos e ligamentos e provocar dor articular ou muscular.
 - Problemas auditivos: redução na capacidade auditiva ou zumbido.
 - Alterações visuais e lipídicas ( pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides)
 - Reações alérgicas e alterações nas dosagens de açúcar no sangue.
 - Diminuição das células sanguíneas brancas e vermelhas.
 Efeitos mais comuns: secura nos lábios, rachaduras na pele, dor de cabeça, sangramento nasal e perturbações visuais.
  Esse remédio age principalmente nas glândulas produtoras de sebo, relacionado à supressão da atividade e diminuição do tamanho dessas glândulas, por isso é tão eficaz no tratamento da acne.
 Bom, essa postagem tem um caráter informativo, boa parte das informações foram retiradas da bula do remédio. Para tomar tal medicamento, além de ser necessário a receita médica, também é preciso a realização de vários exames, inclusive o teste de gravidez, devido aos riscos aqui citados.
 Cada organismo reage de forma diferente, a bula apresenta todos os sintomas que poderá ocorrer, são riscos que o remédio pode trazer.
 Nas farmácias, o composto ativo é a isotretinoína, mas ele recebe o nome de Roacutan, Isotrat e Isotretinoína (o genérico).
 Consulte o dermatologista, ele indicará o tratamento mais indicado para você!